A Due Diligence Imobiliária
- 22 de Maio/2025
- Utilidade pública
Esta expressão pode ser traduzida como auditoria, análise documental ou estrutural.
Na due diligence imobiliária, por sua vez, os profissionais especializados em direito imobiliário irão analisar todos os documentos relativos ao imóvel, de modo que diminuam também ao máximo o risco envolvendo a aquisição ou a venda do imóvel.
Você pode se questionar se a imobiliária que está comercializando o imóvel ou o corretor imobiliário já fez esta auditoria/due diligence.
Neste ponto é importante entender que estes profissionais (vendedores) estão buscando o seu convencimento para a realização da venda do imóvel, eles irão receber seus honorários somente se houver a venda. Sendo assim, é muito provável que não haverá análise imparcial de todos os riscos do negócio, necessitando a contratação de profissionais com habilidades para elaborar esta verificação detalhada.
Recomenda-se a contratação de advogado ou despachante imobiliário com experiência na área, para fins de análise dos documentos do bem a ser adquirido. Além deste profissional, é indicado outros como engenheiro, arquiteto, eletricistas etc. Estes irão garantir que o bem possui as características necessárias para finalidade desejada.
Após as verificações documentais e estruturais os riscos do negócio serão minimizados, garantindo aquisição tranquila do imóvel.
Lembre-se, são poucas vezes na sua vida que você irá adquirir um imóvel, sendo assim inclua no valor da aquisição a due diligence ou auditoria documental e estrutural.
Este investimento custa em média 1% a 3% do valor da aquisição. O negócio errado poderá arruinar em 100% o seu investimento.
Compartilhe esse artigo